De acordo com o testemunho unânime dos videntes Nossa Senhora em suas aparições transmite uma série de mensagens. Embora havendo atualmente um grande número de mensagens elas podem ser sumarizadas em cinco temas principais: A PAZ – já no terceiro dia a PAZ foi destacada como a primeira de todas as mensagens: “Paz, Paz, Paz e somente a PAZ” e em seguida ela falou duas vezes “A Paz deve reinar entre Deus e os homens e entre as pessoas”. E é por isso que Nossa Senhora refere-se a si mesma em Medjugorje como a Rainha da Paz.
A FÉ - a segunda mensagem é a FÉ. Já no quarto, quinto e sexto dia das aparições Nossa Senhora exortou aos presentes a serem fortes na fé. A FÈ é solução para todos os problemas e desafios que as pessoas enfrentam em suas vidas.
A CONVERSÃO - a conversão é outra das mensagens mais freqüentes de Nossa Senhora. Isto pressupõe a percepção de Nossa Senhora tanto da debilidade como da total ausência de fé em uma grande parte da humanidade.. A conversão verdadeira consiste na purificação ou limpeza do coração (Jeremias 4,14) porque um coração corrupto ou deteriorado é a base para os conflitos nos relacionamentos os quais por sua vez trazem a desordem social, leis injustas, e todos os outros males. Sem a conversão é impossível se alcançar a paz.
A ORAÇÃO - quase diariamente, a partir do quinto dia das aparições, Nossa Senhora recomenda a oração. Ela convida a todos para que ’rezem sem cessar’. A oração estimula e fortalece a fé com a qual se harmoniza a nossa relação com Deus e o nosso relacionamento com as outras pessoas. A oração nos ajuda a percebermos quão perto Deus está de nós. Pela oração nós O conhecemos, nós agradecemos pelos dons que Ele nos dá, pela oração nos enchemos de esperança de alcançarmos aquilo que precisamos, em especial a esperança de recebermos o dom de nossa Redenção . Na oração a fé é animada, renovada, fortalecida e sustentada. É a nossa oração que dá sustentação ao testemunho do Evangelho, a consciência da existência de Deus promovendo assim uma resposta de fé também nos outros. O JEJUM - Já a partir do sexto dia das aparições Nossa Senhora recomenda freqüentemente o jejum porque ele ajuda a fortalecer a nossa fé. Isto é, a prática do jejum ajuda e assegura o autocontrole e equilíbrio pessoais. O jejum garante ao fiel que o seu abandono em Deus pela fé é seguro e sincero.Com o jejum também se vence a satanás. E ele ajuda na libertação de toda escravidão e dependência, mas em especial da escravidão do pecado. . Qualquer pessoa que não tenha o autodomínio está de alguma forma escravizada. O jejum ajuda a pessoa a superar os desejos desordenados que freqüentemente conduzem à sensação de uma existência inútil e vazia que leva ao acúmulo de bens que seriam necessários para os outros que passam necessidades simplesmente para poderem sobreviver.
|
A Fé, a Conversão, a Oração e o Jejum constituem o caminho para a PAZ
"Eu lhes dou a arma contra o seu Golias. Aqui estão as cinco pedrinhas:
|
| 1. Rezar com o coração o Rosário diariamente 2. Receber a Sagrada Eucaristia com freqüência se possível diária 3. Ler e meditar a Bíblia Sagrada para por em prática no dia a dia. 4. Jejuar a pão e água às quartas e sextas-feiras 5. Confessar-se mensalmente." |
|
Para se compreender o porquê das 'cinco pedras' leia-se o capítulo 17 do primeiro livro de Samuel para conhecer a história de Davi e Golias. Para Nossa Senhora 'Golias' são os nossos inimigos espirituais que nos afastam de Deus e nos conduzem ao pecado. A mensagem de Medjugorje é um chamado urgente à conversão, à volta para Deus. Nossa Senhora nos deu os cinco meios quais devemos usar para vencer o poder e a influência do mal e do pecado em nossas vidas.. É esta a Mensagem de Medjugorje: o propósito da vinda da Mãe de Deus em Medjugorje é o de guiar a cada um de nós de volta para o seu Filho Jesus. E ela realiza esta missão nos conduzindo passo a passo a uma vida de santidade através das centenas de mensagens que ela tem dado a toda humanidade através dos videntes. A hora da decisão é agora. O chamado de Nossa Senhora é urgente. Todos devemos abrir os nossos corações e começarmos a mudar de vida hoje, agora mesmo!
ORAÇÃO - SAGRADA EUCARISTIA - LEITURA DIÁRIA DA BÍBLIA -JEJUM - CONFISSÃO
A Oração: a oração tem a posição central sendo a sua mensagem mais freqüente. E o rosário é a oração mais efetiva em nossas vidas contra o poder de satanás. Vejamos alguns exemplos:
“Também hoje eu os convido à oração.Vocês sabem, queridos filhos, que Deus vos dá graças especiais na oração... Eu os convido, queridos filhos a rezarem com o coração." (25 de abril de 1987).
Rezar com coração é rezar com amor, confiança, abandono e concentração. A oração cura a alma humana. A oração cura a história de pecado de uma pessoa. Sem a oração nós não podemos ter uma experiência de Deus. “Sem a oração incessante vocês não poderão experimentar a beleza e a grandeza da graça que Deus está oferecendo a vocês”. (25 de fevereiro de 1989).
Nossa Senhora recomendou as seguintes orações: No inicio Nossa Senhora pediu que se rezasse diariamente o Credo seguido de sete Pai-Nosso, sete Ave-Maria e sete Glória ao Pai Posteriormente ela recomendou a reza do Rosário, primeiro Nossa Senhora nos pediu para rezar cinco dezenas, depois dez e por fim todos os Mistérios do Rosário. Nossa Senhora pede que diariamente os rezemos, juntos ou individualmente, todos os 20 mistérios do Rosário (Gozosos, Luminosos, Doloroso e Gloriosos).
Todos devem rezar. Nossa Senhora diz: “A oração deve reinar no mundo inteiro” (25 de Agosto de 1989). Através da oração nos podemos vencer o poder do mal e obtermos a paz e a salvação de nossas almas.
“Queridos filhos, Vocês sabem que os amo e que eu estou vindo aqui por amor, deste modo eu posso lhes mostrar o caminho da paz e salvação de vossas almas. Eu desejo que vocês me ouçam e não deixem que satanás os seduza. Queridos filhos, Satanás é muito forte. Portanto, eu lhes peço que vocês se dediquem à oração e assim aqueles que estão sob a influencia de satanás poderão ser salvos. Dêem testemunho com as suas vidas, sacrifiquem-se pela salvação do mundo. Portanto, queridos filhos, não tenham medo. Se vocês rezam satanás não pode prejudicá-los, nem um pouquinho, porque vocês são os filhos de Deus e Ele cuida de vocês. Rezem e tenham sempre o Rosário em suas mãos como um sinal para Satanás saber que vocês me pertencem.” ( 25 de fevereiro de 1989).
Nenhum cristão precisa temer o futuro, a menos que ele não reze. E se ele não reza..é ele um cristão? Se não rezamos nós ficamos cegos para muitas coisas e não conseguimos distinguir o certo do errado.. Nós perdemos o equilíbrio e deixamos de agir com sabedoria.
SAGRADA EUCARISTIA
Nossa Senhora convida a uma participação mais ativa na Santa Missa, aos domingos, e quando possível a missa diária.Os videntes relatam que tem visto Nossa Senhora chorando ao falar da Eucaristia e da Santa Missa. Ela disse:
“Vocês não celebram a Eucaristia da forma que poderiam. Se soubessem quantas graças e dons vocês recebem na Santa Missa vocês se preparariam para ela a cada dia por pelo menos uma hora”. (1985)
Em Medjugorje a Santa Missa é o momento mais importante do dia, porque Nossa Senhora está presente e ali ela nos dá o seu Filho de uma forma especial. A Santa Missa é mais importante do que qualquer aparição de Nossa Senhora. A vidente Marija disse que se ela tivesse que escolher entre a Eucaristia e a aparição que ela escolheria a Eucaristia.
Nossa Senhora disse: “A Santa Missa do final da tarde deve permanecer permanentemente.” (6 de outubro de 1981).
LEITURA DIÁRIA DA BÍBLIA
Com freqüência Nossa Senhora aparece aos videntes feliz e alegre. Numa ocasião, enquanto falava sobre a a Bíblia ela estava chorando. Nossa Senhora disse: “Vocês esqueceram da Bíblia.”
A Bíblia é um livro diferente de qualquer outro livro na terra. O Concílio Vaticano II ensina que todos os livros canônicoa da Bíblia foram: “...escritos sob a inspiração do Espírito Santo e tem a Deus como seu autor.” (Constituição Dogmática sobre a Divina Revelação). Isto significa que nenhum outro livro pode ser comparado a este Livro. E este é o motivo porque Nossa Senhora pede que separemos a Bíblia de todos os outros livros humanos na estante. Não há nenhum outro livro, mesmo de um grande santo, que possa ser comparado à Bíblia. Este é o motivo porque ela nos pede para colocarmos a Bíblia num lugar bem visível em nossas casas.
“Queridos filhos, hoje eu os convido a ler a Bíblia diariamente em suas casas e a deixarem em um lugar visível que os encoraje a lê-la e a rezar.” (18 de outubro de 1984). “Todas as famílias devem rezar orações familiares e lerem a Bíblia”. (14 de fevereiro de 1985).
JEJUM | No Antigo e no Novo Testamentos existem muitos exemplos de jejum. Jesus jejuava freqüentemente. De acordo coma Tradição da Igreja o jejum é especialmente necessário e encorajado em momentos de grandes tentações ou provas. Certos tipos de demônios, “ não podem ser expulsos por nenhum outro meio a não ser pela oração e pelo jejum”, disse Jesus (Mc 9,29). O jejum é essencial para se obter a liberdade espiritual. Através do jejum temos melhores condições de ouvir a Deus e aos outros e de compreende-los mais claramente. Se, através do jejum, nós alcançarmos aquela liberdade, nós seremos mais cuidadosos de muitas coisas. Uma vez que nós estejamos cientes pela fé fortalecida pelo jejum de que podemos alcançar aquilo de que necessitamos na vida, pois sabemos que Deus cuida de nós então muitos medos e preocupações desaparecem. Nós nos tornamos mais abertos a nossas famílias e para as pessoas com quem vivemos ou trabalhamos. Nossa Senhora recomenda que jejuemos duas vezes por semana.: “jejuem nas quartas e sextas feiras.” (14 de agosto de 1984). | “Quem não faz o jejum , não deve propagar o jejum”
Ela nos pede para aceitarmos esta mensagem: “com uma vontade firme perseverem no jejum.” (25 de junho de 1982). “O melhor jejum é a pão e água. Através do jejum e da oração pode-se impedir as guerras, pode se suspender as leis da natureza. Atos de caridade não substituem o jejum... Todos, com exceção dos doentes devem jejuar.” (21 de julho de 1982).
Nós precisamos compreender o poder do jejum. Jejuar significa fazer um sacrifício para Deus, oferecendo não apenas as nossas orações, mas também fazendo a doação de todo o nosso ser a Ele.
Em Medjugorje Nossa Senhora diz que aqueles que jejuam não devem anunciar aos outros que estão jejuando e aqueles que não jejuam não devem falar sobre o jejum.
Nós devemos jejuar com amor, por uma intenção especial, e para purificar a nós mesmos e ao mundo. Nós devemos jejuar por amor a Deus e porque queremos melhor nos dedicarmso ao serviço de Deus.
Quando os videntes perguntaram qual a melhor forma de jejuar ela disse : "o melhor jejum é o jejum a pão e água”
"Queridos filhos,...o melhor jejum é a pão e água. Através do jejum e da oração se pode parar uma guerra e se pode suspender as leis da natureza. A caridade não pode substituir o jejum. Apenas aqueles que não são capazes de jejuar podem algumas vezes substituí-lo com oração, caridade e confissão, mas todos, com exceção dos doentes, devem jejuar” (21 de julho de 1982)
Nas bem aventuranças Jesus simplesmente presume a prática do jejum pelos seus discípulos. Ao afirmar “e quando jejuarem”, prevê que vai acontecer. Ele diz: 16. Quando jejuardes, não fiqueis com um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. 17.Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. 18.Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, recompensar-te-á. (Mt6,16-18).
Nossa Senhora nos pede para aceitarmos esta mensagem: “com uma vontade firme perseverem no jejum.
|
| “Nossa Senhora disse que ‘não existe um único ser humano sobre a terra que não necessite de confessar-se pelo menos uma vez ao mês’.” Mirjana Soldo
| Nossa Senhora pede a confissão mensal. Desde os primeiros dias das aparições Nossa Senhora fala sobre a confissão. “Estejam em paz com Deus e entre vocês. Para isto, é necessário ter fé, rezar, jejuar, e ir à confissão” (26 de junho de 1981) “Rezem, rezem! É necessário que se creia firmemente, ir à confissão regularmente e do mesmo modo receber a santa Comunhão. É a única Salvação.” (10 de fevereiro de 1982) “Qualquer pessoa que tenha feito muito mal durante a sua vida poderá ir direto para o Céu se se confessar arrependendo-se do que fez e receber a Comunhão ao final de sua vida.” (24 de julho de 1982) A Igreja do Ocidente (referência aos Estados Unidos) tem desprezado a confissão e a sua importância. Nossa Senhora disse:“A confissão mensal será um remédio para a Igreja no Ocidente. Deve-se transmitir esta mensagem para a Igreja do Ocidente”.( 6 de agosto de 1982).
Os peregrinos que vem a Medjugorje sempre se impressionam pelo grande número de fiéis que vão à Confissão e pelo número expressivo de sacerdotes confessando. Muitos sacerdotes tem tido experiências extraordinárias durante as confissões em Medjugorje..
Na ocasião de uma importante festa litúrgica Nossa Senhora disse: “Os sacerdotes que ouvirem Confissões naquele dia terão uma grande alegria!.” (agosto de 1984).
A Confissão não deve ser um hábito que facilite o pecado (“Eu posso pecar porque depois eu me confesso”). Vicka diz a todos os grupos de peregrinos: "a confissão é algo que deve fazer surgir um novo ser humano a partir de vocês. Nossa Senhora não quer que vocês pensem que a confissão vai libertá-los do pecado e que depois vocês podem continuar levando a mesma vida de antes. Não, a confissão é um chamado à transformação. Vocês devem tornar-se novas pessoas!”.
“Não vão à confissão por hábito, para continuarem sendo os mesmo depois. Não, isto não é bom. A confissão deve dar um impulso à vossa fé. Ela deve lhes estimular e leva-los para mais perto de Jesus. Se a confissão não significa realmente nada para vocês vocês irão se converter com muita dificuldade.” (7 de novembro de 1983). |
|
|