sábado, 20 de outubro de 2007

Um pouco da história da Radio Maria...

Rádio Maria surgiu como rádio paroquial em 1983, na paróquia de Arcellasco d’Erba, província de Como e Diocese de Milão. Foi o tempo em que muitos párocos colocaram antenas para alcançar um maior número de fiéis, de forma especial os doentes. O objetivo da rádio é de informar aos paroquianos sobre a vida da paróquia e ajudá-los na oração, especialmente com a transmissão da S. Missa e do Rosário.

Rádio Maria conserva esta característica desde janeiro de 1987, quando foi constituída a Associação Rádio Maria, composta por leigos e sacerdotes, com o objetivo de tornar a rádio independente da paróquia e empregá-la em uma obra de evangelização em grande escala. Em apenas três anos de operação, foi completamente redesenhada, chamando a colaborar pessoas das mais diversas experiências eclesiais, mas todas empenhadas no testemunho da fé. Neste meio tempo, estendeu-se rapidamente a todas as regiões da Itália. Em 1990, Rádio Maria já era considerada uma rádio de dimensão nacional. Atualmente, com 850 repetidoras, dispõe de uma estrutura de difusão ao nível da RAI e bem superior a qualquer outra emissora particular.

Já em 1990, esta singular experiência de evangelização por meio do mass mídia causou interesse às realidades eclesiais de outras partes do mundo. Assim nasceram, com a ajuda e estímulo da Rádio Maria Itália, umas trinta rádios em língua local na Europa, África, América e Ásia. O seu número continua crescendo. O objetivo é o de responder aos pedidos que chegam de todas as partes do mundo, de forma a criar uma rede radiofônica mundial de matriz católica, independente quanto à administração das realidades nacionais particulares, mas com única inspiração religiosa, na estrutura do programa , no tocante ao voluntariado e funcionamento, com exclusão de publicidade.

Nenhum comentário:

Mapa Mundi