Gerenciando o momento da sua virada
PALAVRA-CHAVE AUTO-CONHECIMENTO
TOQUE
"O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real".
(Abraham Lincoln)
FRASE MUSICAL - ATITUDE
“No vão das coisas que a gente disse, não cabe mais sermos somente amigos. E quando eu falo que eu já nem quero, a frase fica pelo avesso, meio na contramão”.
(Ana Carolina / Dudu Falcão / Gean Luca Grignani / Massima Luca)
TOQUES
“A água que não corre forma um pântano; a mente que não trabalha forma um tolo.”
(Victor Hugo)
“A grandeza não está em receber honras, mas em merecê-las.”
(Aristóteles)
“Quem pede com timidez dá ensejo à negativa.”
(Sêneca)
TOQUE DE LUZ
Fé Se você tem uma meta, persiga-a com fé. Todas as vezes que você pronuncia a palavra ‘tentar’, fica para traz; ‘tentar’ é sinal de fraqueza. Diga ‘vou conseguir’. E você consegue. Quem tem fé colhe vitórias. Porque todo o seu poder se reduz quando há dúvida. Mas, se você realmente tem fé, consegue o que quer porque há a cooperação de todos. Portanto, quando você tiver diante de uma tarefa, por mais difícil que ela seja, diga a si mesmo "ninguém pode faze-la sem mim", a partir daí você começa a seguir em direção ao sucesso.
(por Brahma Kumaris)
TEXTOS ATITUDE
Gerenciando o momento da virada
Existe gente que sabe aonde quer chegar e planeja bem a travessia; essa forma de agir e pensar é parte da arte de gerenciar o momento da virada. A combinação de duas variáveis – como identificar o porto de chegada e como planejar a travessia – caracteriza o estilo pessoal - diferencial decisivo e fator determinante do grau de sucesso de cada um.
Há 5 tipos de estilos:
- Acomodado: não tem objetivo e está despreparado para a travessia; não sabe aonde quer chegar nem que caminho precisa tomar.... Quando resolve virar o jogo, a tendência é se dar mal porque faz uso da esperteza, tenta truques que não funcionam, investe no negócio errado, segue a opinião dos outros, entra em frias e assim encontra justificativas para se acomodar ainda mais.
- Planejador sem foco: apesar de competente na travessia, não tem objetivo claro... É eficiente, preparado, mas não é capaz de ousadias. Vai onde sopra o vento... operacional e burocrata, repete sempre o que deu certo.
- Realizador afobado: tem objetivo claro, mas se atrapalha na travessia; atira em todas as direções. É impaciente e ansioso... Sonha com várias coisas ao mesmo tempo e não hierarquiza seus planos. Idealista, porém desorganizado, não planeja os detalhes e corre riscos desnecessários.
- Realizador moderado: tem sonhos mais ou menos definidos e é mais ou menos competente na travessia. Responsável, cauteloso e consciente, caminha devagar e sempre, dá passos seguros.
- Realizador pleno: conhece seus objetivos e é competente na travessia. Tem a cabeça nas nuvens e os pés no chão. Anda pra frente, busca um novo patamar e identifica o momento da virada... Sabe onde quer chegar e se prepara para alcançar o porto... Eficiente, faz a coisa certa e faz as coisas da maneira certa.
Um alerta: os estilos nem sempre são rígidos; alguns se misturam e variam de acordo com as circunstâncias. O ideal é identificar o seu estilo e procurar descobrir o que falta para que você se aproxime do realizador pleno.
(Texto de César Souza – livro "O momento da sua virada")
Nenhum comentário:
Postar um comentário